Na próxima semana, os investidores estarão atentos a uma série de indicadores econômicos cruciais. Entre os destaques estão os dados de inflação medidos pelo índice de Preços PCE de maio, o indicador preferido do Federal Reserve para a definição de política monetária, e a terceira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. Além disso, o calendário econômico inclui a divulgação da ata da última reunião de política monetária no Brasil, após a decisão do Banco Central de manter a Selic em 10,5% de forma unânime.
Acompanhamento dos Indicadores Fiscais
Os indicadores fiscais brasileiros também serão monitorados de perto. Em abril, a dívida pública bruta do país como proporção do PIB subiu para 76,0%, ante 75,7% no mês anterior. Outros dados importantes que serão divulgados incluem a prévia da inflação oficial. O Relatório Trimestral de Inflação, a geração de emprego e a taxa de desemprego no Brasil.
Calendário Econômico Local
- Segunda-feira: A semana começa com a divulgação da confiança do consumidor pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Boletim Focus do Banco Central, além de dados de transações correntes e receita tributária federal.
- Terça-feira: O Banco Central divulga a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anuncia a prévia da inflação, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Também serão apresentados dados de empréstimos bancários.
- Quinta-feira: Destaque para o Relatório Trimestral de Inflação, preços ao produtor, Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e evolução de empregos formais no Cadastro Geral
Leia Também: Light (LIGT3): Justiça homologa plano de recuperação judicial