Aumento na Demanda por Carros Híbridos Impulsiona Decisões das Montadoras – Saiba Mais!
Após uma queda nas compras de veículos elétricos nos Estados Unidos, as montadoras estão direcionando seus esforços para aumentar a produção dos carros híbridos, percebendo uma demanda crescente por essa opção intermediária entre os modelos totalmente elétricos e os movidos a combustível.
De acordo com dados da Morgan Stanley, as vendas de veículos híbridos aumentaram cinco vezes nos EUA. Em resposta a esse crescimento, montadoras e fornecedores estão aumentando sua capacidade de produção desses automóveis.
Analistas do setor automotivo observam que, inicialmente, a General Motors e outras montadoras planejavam reduzir a produção de veículos totalmente elétricos. No entanto, com o aumento da demanda por tecnologia híbrida, essas empresas estão voltando sua atenção para os veículos híbridos.
“O destaque em nosso estacionamento atualmente é o Maverick híbrido”, revelou Scott Simmers, gerente geral da Palm Springs Motors em Cathedral City, Califórnia. As vendas do Maverick impulsionaram as vendas da Ford Motor em quase 37%.
“Aumentamos rapidamente a capacidade de produção do Maverick”, destacou Jim Baumbick, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Ford, em entrevista à Reuters. “Implementamos um terceiro turno inteiro para atender à demanda crescente.
A Política por Trás da Mudança: Carros Híbridos em Foco
A mudança de direção no setor automotivo em direção aos carros híbridos está em conflito com as políticas climáticas do presidente Joe Biden e grupos ambientais, que buscam o fim dos motores de combustão interna devido às emissões de CO2.
Prevê-se que ainda neste mês, a Casa Branca estabeleça padrões mais rígidos de emissões de CO2 para veículos, incentivando os fabricantes a aumentarem a produção de carros elétricos.
No entanto, com as eleições presidenciais dos EUA chegando em novembro deste ano, os subsídios para veículos elétricos e as regulamentações de emissões da Casa Branca estão em risco. Diante disso, as montadoras estão optando pela produção de carros híbridos, considerando-os um caminho mais lucrativo para reduzir as emissões de CO2.
“Apesar de uma redução de cerca de um milhão de unidades na perspectiva de veículos elétricos no último ano, os modelos híbridos aumentaram aproximadamente na mesma proporção”, afirmou Sam Fiorani, vice-presidente da AFS, em entrevista à Reuters.