Departamento de Justiça Americano informa que investiga a empresa desde 2019 e afirma que Apple impede concorrência e inovação. Monopolizando o uso de aplicativos utilizados no Iphone.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e procuradores-gerais de 15 estados norte-americanos e do Distrito de Columbia abriram um processo antitruste contra a Apple na quinta-feira (21/03/2024).
O processo foi protocolado em um tribunal de Nova Jersey. O documento alega que a gigante tecnológica mantém um monopólio no mercado de smartphones.
Os Procuradores argumentam que a Big Tech utiliza suas políticas de desenvolvimento de aplicativos, bem como produtos e serviços do iPhone. Como iMessage e Apple Wallet, para prejudicar a concorrência e expandir seus negócios. Assim mantendo os consumidores comprando produtos da Big tech, devido a não compatibilidade do aparelho Iphone com demais softwares concorrentes.
As autoridades norte-americanas também acusam a Apple de restringir a conectividade de produtos da empresa com dispositivos fabricados por terceiros. Alegando-se, por exemplo, que a conexão de um iPhone com um smartwatch de outra empresa é inferior à conexão com o Apple Watch.
De acordo com o Departamento de Justiça, o comportamento da empresa torna os norte-americanos dependentes do iPhone e prejudica a inovação.
Em Comunicado as autoridades disseram:
“A Apple exerce o seu poder de monopólio para extrair mais dinheiro de consumidores, desenvolvedores, criadores de conteúdo, artistas, editores, pequenas empresas e comerciantes, entre outros”
O que Big Tech Alega em sua Defesa ?
Em Resposta, a Big Tech informou, que discorda das acusações e que tomará as medidas cabíveis para se defender contra elas.
“Este Processo ameaça quem somos e os principios que diferenciam os produtos Apple em mercados competitivos. Se bem-sucedido, isso prejudicaria nossa capacidade de criar o tipo de tecnologia que as pessoas esperam da Apple”. Disse um porta voz a Big Tech a CNBC.