A SEC decidiu adiar sua decisão de aprovar ETF Ethereum (ETH) da Grayscale até o final de maio.
A SEC dos Estados Unidos estendeu novamente o prazo para decidir sobre a aprovação do ETF de Ethereum (ETH) da Grayscale. Em um comunicado divulgado em 22 de março, a SEC anunciou que o prazo estabelecido para 31 de março foi adiado para 30 de maio. A decisão da SEC diz respeito à aprovação do ETF Ethereum Futures Trust da Grayscale, focado em investimentos em contratos futuros de Ethereum (ETH).
“A Comissão considera que é apropriado designar um período mais longo para emitir uma ordem aprovando ou desaprovando a mudança de regra proposta, para que tenha tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões nela levantadas.”
Em dezembro de 2023, a SEC adiou a aprovação do ETF futuro da Grayscale, citando a necessidade de mais informações públicas sobre sua listagem. Este movimento ocorreu após a proposta da Grayscale de listar e negociar ações do ETF em setembro de 2023, sob a Regra 8.200-E da Bolsa de Valores de Nova York.
Após a proposta de listagem, o analista de ETF da Bloomberg, James Seyffart. Sugeriu que a Grayscale estava usando seu ETF uma forma de influenciar a decisão da SEC, chamando-o de “cavalo de troia”.
Em 25 de janeiro, a SEC adiou sua decisão sobre a aprovação de um ETF spot de Ethereum da Grayscale. Também abrindo o pedido a comentários públicos.
Após a aprovação dos ETFs spot de Bitcoin em 10 de janeiro. Houve um crescente ceticismo entre os comentaristas da indústria de criptomoedas sobre se a SEC adotará uma postura mais rigorosa em relação aos outros ETFs.
O Cointelegraph informou recentemente que o fundador da Capital, John Lo, espera que a SEC aumente o escrutínio em todos os futuros ETFs de criptomoedas, especialmente em Ethereum.
“O escrutínio em relação aos ETFs de criptomoeda só cresceu, já que você poderia argumentar até certo ponto que a SEC foi forçada a aprovar os ETFs de Bitcoin por causa de seu caso com a Grayscale. Sem dúvida, a SEC vê isso internamente como uma enorme perda para si mesma.”
Outras empresas de gestão de ativos também encontram desafios com seus ETFs Ethereum.
Em documentos separados de 4 de março, a SEC anunciou que sua decisão sobre os pedidos da BlackRock para seu ETF. E infrmou que a decisão para o ETF de Ethereum da BlackRock também seria adiada.
Leia Também: Queda do Bitcoin é uma oportunidade, diz CEO da Ripio