Nayib Bukele, o presidente de El Salvador, anunciou na última sexta-feira, 15 de março, que irá comprar 1 Bitcoin por dia até que seja possível, Bukele implementou o novo plano de aquisição de Bitcoin pelo país. A iniciativa consiste em que a nação adquira uma unidade da criptomoeda por dia, sem estabelecer um prazo específico para encerrar os investimentos nesse ativo.
O anúncio foi feito pelo próprio político em uma publicação no X, (Antigo Twitter). Além disso, ele compartilhou a primeira compra da criptomoeda como parte desse novo programa, o qual foi batizado de “um Bitcoin por dia”. Embora seja uma novidade para a maioria das pessoas, Bukele afirmou que estava implementando essa estratégia desde novembro de 2022.
Qual o Objetivo de Nayib Bukele?
O presidente de El Salvador reafirmou seu compromisso com o programa de aquisição de Bitcoin, expressando a intenção de continuar comprando até que a criptomoeda se torne inacessível para as moedas fiduciárias (Moedas Tradicionais das nações). Essa declaração sugere uma visão de longo prazo para o programa, sem planos imediatos de encerramento.
Em outra comunicação no X, Bukele revelou que o governo decidiu transferir a maior parte das unidades de Bitcoin de El Salvador para uma “cold wallet”, ou carteira fria. Essa é uma medida de segurança que envolve o armazenamento das criptomoedas em dispositivos físicos, fora do alcance de conexões à internet, protegendo contra possíveis ataques cibernéticos.
Onde ficará Armazenada a Cold Wallet de El Salvador?
A carteira que abriga esses ativos será mantida em um cofre físico dentro do país, dando origem ao que Bukele brincou chamando de “cofrinho” de Bitcoin de El Salvador. A transferência totalizou 5 mil unidades da criptomoeda, avaliadas em US$ 340 milhões equivalente a aproximadamente 1,7 Bilhões de Reais, de acordo com a cotação atual.
Essa ação confirma a declaração anterior de Bukele sobre a posse substancial de Bitcoin pelo país, que excede significativamente as estimativas públicas. Além das aquisições do programa oficial, El Salvador acumula Bitcoin por meio de iniciativas como o programa de cidadania em troca da criptomoeda, receitas de comércio local convertidas em Bitcoin, mineração da criptomoeda e receitas de serviços governamentais.
Leia Também: Binance anuncia nova memecoin: BOME, que promete imortalizar memes na blockchain