Selic a 10,75%: Copom reduz taxa de juros em 0,50 pp e sinaliza próximo corte na mesma magnitude

Decisão de reduzir a Selic foi unânime e esta foi a sexta redução seguida na taxa Selic, que agora está no menor patamar desde fevereiro de 2022, quando estava nos mesmos 10,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil optou por mais um corte de 0,50 ponto percentual na Selic, a taxa de juros básica da economia, nesta quarta-feira (20). A taxa agora está em 10,75% ao ano, marcando a sexta redução consecutiva e alcançando seu menor nível desde fevereiro de 2022.

Essa decisão foi tomada de forma unânime entre os membros do Comitê. O mercado já antecipava essa movimentação, conforme indicado pelo consenso LSEG de analistas, que projetava uma redução dos juros para 10,25%.

Reunião do COMPOM para corte na Selic

O Comitê considera a volatilidade global e a discussão sobre a política monetária, mantendo cautela diante das pressões inflacionárias. Os bancos centrais visam estabilizar a inflação em um contexto desafiador, com atenção aos mercados de trabalho. O comunicado destacou uma mudança na orientação futura, limitando a indicação de cortes para a próxima reunião em maio.

O Comitê de Política Monetária (Copom) mantém sua avaliação do cenário-base e aponta para uma possível redução na próxima reunião, com o objetivo de oferecer maior flexibilidade diante da elevada incerteza. As projeções para a inflação no cenário de referência são de 3,5% para 2024 e 3,2% para 2025, enquanto as projeções para a inflação de preços administrados são de 4,4% e 3,9%, respectivamente, para os mesmos anos.

O balanço de riscos continua simétrico, destacando-se fatores de risco tanto para cima quanto para baixo. Entre os riscos para a inflação, estão uma maior persistência das pressões inflacionárias globais e uma resiliência maior na inflação de serviços do que o projetado. Já entre os riscos para baixo, destacam-se uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que o projetado e os impactos do aperto monetário sincronizado sobre a desinflação global, que podem ser mais fortes do que o esperado.

O Copom enfatiza que as conjunturas doméstica e internacional estão mais incertas, o que exige cautela na condução da política monetária.

Leia Tambem: Novo Fundo da BlackRock faz criptomoedas de RWA dispararem

Siga Nosso Instagram: Clique Aqui

Compartilhe a Notícia ->

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plante Hoje para Colher Amanhã

Está na hora de tomar controle da sua vida financeira! Aprenda a gerenciar seu patrimônio, quitar suas dívidas e investir seu dinheiro de forma inteligente. Vamos juntos construir um futuro financeiro sólido e próspero.

Planilha de Controle Financeiro

Controle suas finanças e seus investimentos Grátis

Seu e-mail foi Enviado com Sucesso! Ops! Algo deu errado.
Edit Template

Sobre Nós

Somos um grupo de pessoas que estuda o mercado financeiro há alguns anos, nosso intuito é fazer com que mais pessoas tenham acesso a informação do mercado financeiro para que possam mudar de vida.

SIGA Nossas Redes Sociais

© 2024 Finanças na Mente. Todos os direitos reservados.