Por volta das 16h desta segunda-feira (8), os papéis ordinários da Vale (VALE3) registraram uma valorização de quase 5%, em um movimento ascendente que se manteve ao longo do dia. Contribuindo significativamente para o volume financeiro do Ibovespa. Essa alta expressiva acompanhou os ganhos do minério de ferro, com o contrato principal da commodity subindo 3,19% em Dalian, atingindo US$ 109,41 por tonelada, o melhor valor em duas semanas.
Segundo Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos:
“Vale e siderúrgicas seguem o movimento do mercado de minério de ferro na bolsa, após o retorno de um feriado de dois dias na China Continental. Esse impulso é beneficiado pela perspectiva de uma possível melhora na demanda por aço na construção civil e na indústria, após medidas de estímulo adotadas pelo país”.
Vale (VALE3) sobe com minério
No mercado asiático, dados divulgados antes do feriado de Ching Ming indicam que as siderúrgicas estão aumentando sua produção de metal. Alimentando as esperanças de uma melhora na demanda pelo minério de ferro. De acordo com a consultoria Mysteel, a produção média diária de aço registrou um aumento de 1% em relação à pesquisa anterior. Atingindo 2,24 milhões de toneladas, conforme visto em 3 de abril.
Além do aumento na produção de aço, especialistas sugerem que as metalúrgicas podem estar reabastecendo seus estoques após os recentes períodos de folga. “O preço do minério de ferro alcançou hoje o seu valor mais alto em quase duas semanas. Impulsionado também pela expectativa de reabastecimento das siderúrgicas após o feriado chinês”, afirma Fabio Louzada, fundador da Eu me Banco.
Para Enrico Cozzolino, analista da Levante, a valorização do minério também contribui para uma reavaliação dos investidores em relação à Vale.
“É um ajuste ao cenário fundamental. Apesar do aumento pontual, o papel estava e ainda está bastante desvalorizado. Isso está relacionado não apenas com a situação na China e a alta do minério, mas também com aspectos fundamentais. O mercado está se preparando para os relatórios de produção e resultados, que não devem trazer grandes surpresas”
Leia Também: MXRF11 anuncia novos dividendos para abril