O Comitê de Mercado Aberto, do Federal Reserve (FED), anunciou nesta quarta-feira (1) a decisão unânime de manter os juros básicos da economia dos EUA. A taxa permanece dentro da faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano desde julho do ano passado.
Essa decisão estava alinhada com as expectativas da maioria dos analistas. O monitor de juros FedWatch, do CME Group, mostrou que 97,5% do mercado apostava na manutenção da taxa, enquanto 2,5% ainda previam uma queda de 0,25 ponto percentual.
Segundo a nota do FED, a inflação tem diminuído ao longo do último ano. Porém permanece elevada, e nos últimos meses não houve progresso significativo em direção à meta de inflação de 2%. As perspectivas econômicas são incertas e o Comitê permanece atento aos riscos de inflação.
O FED indicou que não planeja reduzir os juros até que haja mais confiança de que a inflação esteja se movendo de forma sustentável em direção à meta. Está preparado para ajustar a orientação da política monetária caso surjam riscos que possam afetar o cumprimento de seus objetivos.
Agora, os agentes econômicos aguardam a entrevista coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell, que poderá indicar os próximos passos da autoridade monetária. Atualmente, há uma percepção geral de que a confiança do Fed na desaceleração da inflação foi abalada, e muitos economistas esperam uma mensagem ‘dura’.
Leia Também: VISC11 conclui compra de shopping no Rio de Janeiro



